quarta-feira, 17 de março de 2010

YuBliss


Eu não deveria ter ficado surpreso, afinal, YuBliss é uma rede social onde se cadastra e entra quem quer. Mas ao ver um recado do zelador do meu condomínio no meu perfil do YuBliss tomei um susto! E mandei um recado de volta!

__Marcos, mas o que você está fazendo aqui? Como foi que me descobriu aqui?

__Ah patrãozinho, tinha um link esquisito (sic) no seu Skype eu cliquei e achei o YuBliss. Daí o senhor já veio logo conversando comigo – na verdade ele viu o recado automático de recepção do site, que usa o meu avatar. E sabe que eu to gostando? Não to entendendo muito bem mas to gostando.

__Ah é, tá gostando do YuBliss? Me explica isso.

__ Não, sabe o que é, eu quero estudar psicanálise e…

__Psicanálise, você quer estudar psicanálise?

__Quero sim, Chico, primeiro vou fazer Teologia e depois estudar psicanálise, que eu quero entender o ser humano.

__Mas Marcos, me explica de onde veio esse seu interesse pelo ser humano.

__Sabe o que é, patrãozinho, no meu serviço militar eu fui pro Haiti…

Nessas alturas eu já estava reconsiderando, completamente, minha imagem daquele rapaz de origem humilde, com apenas 23 anos, dois deles servindo nas forças e paz no Haiti. E ato contínuo, percebi que YuBliss já está querendo andar sozinho, encontrando usuários vibrando na frequencia da nossa proposta. E quem são estes usuários? O que eles tem de comum? Quem é que se sente atraído pelo YuBliss?

Foram essas as nossas discussões, ontem, no Parque do Ibirapuera, onde se encontraram alguns YuBlissers, num piquenique proposto pela usuária Shankari. Era pra ser um algo bem informal, sem programação definida. Minha desculpa particular para ir ao encontro era a de passar um domingo diferente, conhecer pessoas, sair de casa e da frente do laptop. Mas, para minha surpresa o foco das conversas foi o YuBliss. Sentamo-nos em círculo e, agora eu não me lembro quem propos, mas começamos a falar sobre o site, o que era que tinhamos em comum e o que é que gostavamos em YuBliss.

A mais ativa e animada tomou a dianteira e disse que nunca encontrou, em site algum, ressonância para suas propostas. Era como se estivesse falando sozinha, o contrário do que ela vive hoje em YuBliss. Outro disse que enxerga YuBliss como um facho de luz nesse mundo sombrio e que uma das coisas que mais faz no site, além de seguir recados de outros usuários, é usar as histórias do SURPREENDA-ME como oráculos para o seu dia a dia. Este cara que usa o site como oráculo deve gostar muito do YuBliss, pois levou ao encontro sua filha de 12 anos com a intenção de que ela participe como usuária!

Um deles, o mais deslumbrado e encantado de todos, disse que YuBliss é tudo, que é demais, e que não tem palavras para descrever a importância do site em sua vida. Outro disse que YuBliss congrega pessoas inquietas, que não estão satisfeitas com o que a vida lhes apresenta e querem mais e melhor. Dois deles se sentiram culpados por passar mais tempo em Farmville do Facebook do que em YuBliss.

No fim das contas, ficou claro que um diferencial de YuBliss é o conteúdo e o ambiente de respeito que há nas discussões. E, para mim, o momento mais tocante, foi quando um usuário vindo do Rio de Janeiro, revelou que o nome que usava no site era falso e que agora ao conhecer os usuários pessoalmente não fazia mais sentido se esconder. Este carioca, que na verdade é nascido no Egito, quis participar do encontro como parte do seu momento de re-socialização que está vivendo. Eu fiquei emocionado. Pena que o Chico Abelha, encarregado de registrar em video este momentos, esqueceu-se de apertar o botão do RECORD, e estes momentos ficarão apenas nos corações e mentes de quem foi ao Ibirapuera…

Ah, em tempo, houve até musica ao vivo no encontro! O Chico Pereira levou seu sax e nos brindou, entre outras, com a canção Somewhere Over the Rainbow, que escutamos enquanto caia uma providencial chuva refrescante de fim de tarde…



13 comentários:

  1. Não acredito! Se entendi bem, esse encontro ocorreu no dia 16, exatamente no mesmo dia que eu estava no parque ibirapuera, ao final da tarde, depois de anos sem visitá-lo. Deveria estar mais atento ao site, assim nao teria perdido a oportunidade de conhecer os usuarios do youbliss, bem como ouvir Somewhere over the rainbow tocada por um saxofonista.

    ResponderExcluir
  2. Bom, acabei de conhecer o Blog, e sem querer, pois fuço demais na net.
    Estou sem entender nada...YUBLISS...chat, grupo , comunidade?
    Vou em frente, este encontro de voces me facinou.
    Beijo
    T I N I N

    ResponderExcluir
  3. Olá, no meu caso foi o contrário do de cima ai, rs.


    Encontrei na commu agora e vim ver o blog.

    Seria muito interessante de repente se pudéssemos realizar uma parceira ou colaboração (cada um no espaço do outro).

    Seria uma honra se você visitasse o meu BLOG DE PSICOLOGIA, comecei há pouco, mas ja tenho cerca de 40 textos escritos.

    BLOG DE PSICOLOGIA FELIPE DE SOUZA

    http://felipedesouza-psicologo.blogspot.com/

    Detalhe, fiz psicologia por ter conhecido o Sr. Jung...hehhee

    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  4. Felipe, vou olhar o seu blog e te dou um retorno em breve. Mas me conta, vc conheceu mesmo o Jung? Quantos anos vc tem?

    ResponderExcluir
  5. rsrsrs...gostaria muito de ter conhecido ele pessoalmente...mas ele morreu bem antes de eu nascer. Sou de 84. Digo conhecer no sentido de conhecer a obra, que já estudo tem bem uns 10 anos.

    Então, quem sabe posso escrever um texto pra cá e vc escreve um pra lá?

    Me passe um banner do YuBliss quero muito divulgar no meu espaço o YuBliss.

    Meu email: felipedesouza.psicologo@yahoo.com.br

    http://www.felipedesouza-psicologo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nossa sensacional esse mundo Yubliss que estou descobrindo esta manhã. Ainda me sinto perdida, mas meu desejo pelo novo está me fazendo clicar e clicar e descobrir e descobrir e sabe que eu estou gostando disso? rsrsrrs... Prazer eu sou a Leka.

    ResponderExcluir
  7. Como disse um amigo, esse site é a luz em meio a toda essa escuridão, YuBliss é uma rede social onde o principal tema é trocar conhecimento, já estou me sentindo da família em meio a pessoas de mais de 20 anos, tenho apenas 17 apesar de ser contra a politica do site, mas fazer o que :(
    Adorei o site, adoro trocar conhecimento, acredito que sou o membro mais novo do site, sou o caçula *--*

    YuBliss é tudo de bom, não fica nessa modernidade de troca de fotos nuas, scraps sem sentido, comunidades racistas e tudo mais, no Yubliss apenas pessoas racionais conversam :D

    ResponderExcluir
  8. Pena que os encontros são em São Paulo, ainda sou de menor e não posso ir para SP, moro em RS.

    ASUHUSHAUHSUAS

    ResponderExcluir
  9. Jonas, acho que você é mesmo o caçula, mas não de alma, essa parece mais velha que muitos daqui...
    Agora foi a que ficha caiu, vc tem só 17 anos??? Não conta pra ninguém, tá? rsrsrsrsrsrsrs!
    Bem, mais uma vez, seja bem vindo!

    ResponderExcluir
  10. Interessante a proposta!

    Obrigada pela visita!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Oi Francisco me passe seu email para que possa enviar os materiais científicos que eu tenho sobre o glutamato.
    Me mande um email para que eu possa retornar: carolborghesi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Sinto falta dessa rede social.
    Na época, eu entrei e fica espiando coisas, mal conhecia a vida.
    Hoje tenho lido Campbell e faz todo o sentido.
    Era adolescente e passava madrugadas lendo e tentando entender os mitos.
    Minha balada era o Yubliss.
    Bons tempos!
    <3

    ResponderExcluir