segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Medicina Humanística


Seguindo sua linha de fóruns de interesse geral, YuBliss promove mais um Fórum com o Especialista. Desta vez com o tema, Medicina Humanística.

"O Humanismo volta a estar na moda, ou pelo menos está na boca de muitos. E se aqueles que falam estão de algum modo congregados na área da assistência à saúde, o comum denominador das queixas e dos desejos de melhora acaba sendo a humanização, quer dizer, a falta da mesma.

Sente-se essa ausência, mas não se conhece exatamente o caminho que nos pode levar a sanar essa deficiência. O humanismo médico, juntamente com o enfoque à atenção primária à saúde, a educação médica e a formação de lideranças, consiste exatamente em um dos pilares que sustentam a Medicina de Família, especialidade médica que se baseia no cuidado integral, numa assistência à pessoa enferma, em detrimento de um órgão específico: um compromisso entre dois seres humanos.

O conceito de Medicina Humanística, de "humanização na saúde" é abrangente e não se restringe a alguma especialidade médica em específico, tampouco à área da Medicina. É um movimento que tem seu esboço por volta dos anos anos 70 e vem só tem crescido até hoje, sobretudo na ultima década. Veio junto com os ideais de liberdade, direitos humanos, defesa da ecologia, justiça social. Segundo Fritjof Capra, faz parte de um processo global da evolução da humanidade.

O que hoje chamamos de Medicina Humanistica, relaciona-se mais especificamente a um movimento a favor de uma maior sensibilização dos profissionais de saúde quanto à atenção às pessoas que nos procuram. No campo da Medicina, a Medicina de Família representa bem o ideal de profissional que incentivamos. Não que todo médico deva fazer visita domiciliar, mas que o médico não se abstenha de ser amigo do paciente e sua família, sem medo de mostrar seus sentimentos, e assim, perceba e respeite o contexto em que cada pessoa é inserida e que cada um adoece de maneira peculiar, com diferentes interpretações para o "estar doente".

O fórum em YuBliss é conduzido pelos médicos dr Pablo González Blasco e dr Henrique Rego, que são os autores do texto acima.

Se você gostou desse assunto, aproveite para conhecer essa nova rede social brasileira na área de auto-conhecimento e exploração de si mesmo. Cadastre-se em YuBliss!

Nenhum comentário:

Postar um comentário