terça-feira, 24 de novembro de 2009

Psicologia Transpessoal

por Léo Matos

"A Psicologia Transpessoal é uma ciência que aborda e estuda o homem em sua totalidade (Matos, 1979). Aqui o homem é visto não apenas como um indivíduo per se ou como um indivíduo na sociedade, mas as suas relações ecológicas e cósmicas são de suma importância. Desse modo, a Psicologia Transpessoal inclui outras abordagens científicas, como a medicina, antropologia, sociologia, física, química, matemática, astronomia e metafísica. Esta ‘nova’ ciência é basicamente inter-cultural e desse modo outras culturas de todas as épocas, com as suas várias abordagens da vida (psicológica religiosa, médica, etc ) são estudadas.

A psicologia transpessoal utiliza elementos de outras escolas de psicologia como o behaviorismo, a psicanálise, a psicologia junguiana, a psicologia humanista, e estuda especialmente a consciência humana que transcende a pessoa e o conceito de ego. Portanto, a psicologia transpessoal pode ser definida como o estudo científico dos estados de consciência."

Gostou? Quer mais? YuBliss está com um fórum aberto sobre Psicologia Transpessoal, com a psicóloga Marcia Tabone respondendo às perguntas dos usuários. Cadastre-se em YuBliss e participe você também da discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário